últimas publicações do blog

#043: Por que eu, LGBTIA+, nunca deveria sair da CCB?

Em Reuniões de Jovens ou em Reuniões de Mocidade, era comum eu ouvir algum tipo de conselho que seguia a seguinte estrutura: “Irmão! Eu não posso mais entrar na CCB, eu não tenho mais a graça, mas fala para a mocidade não largar esse caminho santo, pois eu gostaria de ter a liberdade de estar…

#041: Mulheres, homossexuais e Jesus?

Muitos dizem que é loucura ser gay e crente na CCB, ou que é escândalo ser homossexual e cristão. Neste texto, tento apresentar um pouco de como parece que Deus escolhe a “loucura” ante a sabedoria e de como ele mesmo, em Jesus, predestinou um escândalo, rejeitado dos sistemas religiosos, pois abraça os socialmente marginalizados…


O que as pessoas dizem

Gostaria MUITO de agradecer pela […] disposição de escrever [esse] excelente blog, onde me ajudou nos momentos mais difíceis de minha vida e ainda me ajuda […]. Não consigo encontrar palavras para te agradecer, pois tive muito medo, pavores, inseguranças e incertezas em relação à minha sexualidade [e o desejo de] servir a Deus.

José

[…] calma, pode respirar! Não é um e-mail demostrando ódio, nem dizendo a você o que deve fazer, só quero te dizer: não desista! Não desista de buscar a Deus só porque algumas pessoas dizem que não é digno; não desista de tentar sentir a presença dele só porque dizem que você não está nos padrões; não desista por pessoas que seguem o amor, mas pregam o ódio.

Lorena

Obrigada por abordar a questão da homossexualidade no meio cristão […]. Sempre amei estar na igreja, no entanto, eu busquei muito uma libertação e psicologicamente eu não estava ficando bem e foi muito difícil. Fazendo terapia por dois anos, fui melhorando. […]. Tem algo que nunca é abordado pela igreja: a saúde mental dos jovens [LGBTIA] […]. Aceitar-se é muito difícil e seria muito bom se houvesse alguma forma dessas pessoas não sofrerem tanto.

Raiane

Os nomes foram alterados para preservar a privacidade dessas pessoas. 🙂

29 comentários sobre “

    • Olá, Oscar.
      Leia alguma das cartas publicadas no meu blog, direcionadas aos anciães, e, depois, se quiser, podemos conversar.
      A página estava silenciosa, sendo encontrada apenas por “gays ccb” que precisam de algum tipo de apoio emocional para, inclusive, permanecerem na fé em Deus.
      Quem deu visibilidade para minha página foram os “irmãos” “héteros” que publicaram em diversos meios, em páginas de Facebook com dezenas de milhares de seguidores etc. Aliás, muitas dessas páginas expõe a mocidade a tantos riscos, como aqueles mencionados no tópico de ensinamento 5 da RGE de 2011, e que é repetido quase que anualmente. Essas páginas também debocham dos servos de Deus, criam memes, fazem piadas com a Palavra etc.
      Eu agradeço a eles! Mas quem deu visibilidade para quem não precisava ver meu conteúdo, foram essas pessoas que compartilharam com intuito de disseminar ódio sem, sequer, haver lido o conteúdo que publico.
      O nome CCB precisa ser mantido para que os gays da ccb possam encontrar a página.
      Escândalo é o amor não estar entre nós ao ponto de não conseguirmos nos assentar em um mesmo banco da igreja, confortavelmente, lado a lado a um gay ou de continuarmos ecoando nas igrejas “ser gay é enfermidade demoníaca”.

      PS: aprovei o comentário e respondi, apesar de que não deveria dar crédito para anônimos, sua posição foi a de muitos que me mandaram mensagens.

      Curtir

  1. Nada contra vc ser gay….e outros irmão serem gays ou lésbicas….más acho que os princípios nos levam a crer nas profecias…..vcs não serão espulços jamais pelo menos por nós não…..cada um com seus problemas eu ja tenho os meus e nem dou conta deles…..mas acho que não precisa escandalizar a obra de Deus…não espor o que Deus deixou para nós…está obra é para todos os que A respeitam. Deus abençoe sempre.

    Curtir

    • Querida Leda, em que necessariamente estou desrespeitando a obra? Qual é o escândalo?
      O que tenho feito é expressar minhas impressões e o quanto nós homossexuais não somos compreendidos na igreja. A incompreensão é tanta que, por exemplo, já recomendaram a mim que eu casasse com moça (sou gay).
      Há muitos problemas que decorrem do fato de querer que gays e lésbicas se omitam, se escondam, e fiquem quietos na igreja. Quanto maior a invisibilidade que querem de nós, maiores serão os problemas (como gays que se casam com moças apenas para se manterem no padrão, sem falar do escândalo que é a opressão de crescer em um ambiente que te induz à depressão e suicídio).
      É mister que venham escândalos, isto é, escândalos são necessários!
      O próprio Senhor Jesus foi uma rocha de escândalo e uma pedra de tropeço para todos os religiosos que se firmavam na lei, nas obras, e não na fé e crença no amor e misericórdia aos quais chamamos “graça”.
      Ai de quem causa os escândalos, nunca serão compreendidos, sempre serão apedrejados e crucificados ao som do “povo santo” que grita: crucifica-os! crucifica-os!

      Curtir

      • Sábias palavras meu querido. Só quem é gay dentro do âmbito religioso entende suas palavras. Os demais se negam a compreender-nos. Porque a religiosidade cega-os. Amo seu conteúdo , Deus abençoe.

        Curtir

  2. A paz de Deus, João tudo bem ? Gostaria de expor para vc a minha situação refetente a minha sexualidade, tirar algumas duvidas e questionamentos que eu tenho, nasci em um lar Cristão, minha familia tanto da parte de pai como de mãe são todos da congregação e servem a Deus a muitos anos, Deus me chamou com 13 anos, sou músico, auxiliar de jovens, e hoja ja tenho meus 25 anos, gostaria de poder falar um pouco em particular sobre o que venho enfrentando a mais ou menos um ano, em meio a essa pandemia, gostaria de ser ouvido, fico no aguardo de um retorno, Deus abençoe grandemente, ouvi os potcasth, e li um pouco do seu blog, achei por acaso, pesquisando a respeito na internet. Fico muito feliz em começar a compreender e saber que tem mais de nós, e que não estamos sozinhos.

    Curtir

    • Eu era da CCB, morava em SP; desde pequeno percebi que eu era diferente, porém por terem pais que eram extremamente rígidos acabei de prendendo, sendo quem eu não era, quando completei 18 anos acabei saindo da igreja, me afastando, finalmente pude me assumir e viver em paz, sem fingir ser outra pessoa, porém como sempre sentia medo de ser julgado pelos meus próprios amigos da igreja, me afastei. Hoje tenho 30 anos e fazem 12 que não vou mais na igreja.

      Curtir

      • Obrigado pelo relato, querido Leandro! É a história de muitos de nós, e que ótimo que a gente consegue viver em paz mesmo! Entre em contato sempre que quiser. Um abraço e beijo fraternos! 🙂

        Curtir

  3. Sou da ccb, tenho um filho gay, só me entristece ele ter perdido da confiança em Deus, ele me disse q quando criança pedia pra Deus libertar ele, mas Deus não ouviu, por essa razão ele não crê mais em Deus, mas amo ele com todo meu coração, prefiro ele assumido, do que casar com uma moça, e depois ficar traindo, como tenho visto muitos homossexuais casados na ccb fazerem

    Curtir

    • Oi, Josane! Fico triste também quando alguém perde confiança em Deus porque as pessoas da igreja não sabem dizer sobre o verdadeiro amor de Deus! Que maravilhoso é saber que ele tem uma mãe como vc, que o apoia e entende a situação de maneira acolhedora e inteligente. Apresenta esse blog a ele, para que ele saiba que não está sozinho. E no que eu puder ajudar ele ou a irmã, conversando, pode entrar em contato pelo e-mail tambemsoucristao@gmail.com. Deus abençoes vcs! Um abraço fraterno,
      João

      Curtir

  4. É impressionante como eles tratam romanos 1 e depois as 2 palavras que foram traduzidas de qualquer jeito, como se fossem leis condenando a homossexualidade, mas não explicam o contexto que envolvia prostituição cultual.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Essas coisas dizem respeito a seres humanos que sofrem e estão sofrendo, pois ninguém escolhe ser homossexual, simplesmente se nasce assim e as pessoas não têm culpa por isso. Seria tão mais cristão tentar entender do que simplesmente apontar o dedo e dizer que é pecado.

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é, são tantas coisas necessárias repensarem! Se algo tão simples como se sentar na igreja é um tipo de impeditivo, e dificilmente mudariam isso de se sentar separado por gênero (ainda que não tenha nada a ver com doutrina!), é muito otimismo achar que boas mudanças virão logo. Espero que vc se sinta acolhida e abraçada aqui! Um beijo e abraço

      Curtir

    • Oi, querido! De maneira alguma! Se vc prefere não ter relacionamento, se está decidido a isto e se sente bem, não é problema algum! Acontece que muitos tentam se privar de relacionamentos, mas não ficam emocionalmente bem consigo mesmo; nestes casos, acho importante entender se a pessoa decidiu por si mesma ou se está com um fardo mais pesado do que pode carregar. Agora, é claro que tem quem não queira relacionamento e consiga viver a vida toda feliz dessa maneira, só não pode generalizar e achar que todos conseguem (pq a diversidade é muito diversa! 🙂
      Um abraço!

      Curtir

  6. Oi João tudo bem? Então vou contar um pouco sobre mim, eu tenho 14 anos nasci em um lar totalmente cristão, dês de pequeno eu já sabia que gostava de homens, meus pais pé pegaram falando com homens umas 4 vezes, eles tiraram meu acesso a redes sociais a tudo, e no fim desse ano eles me deram confiança dnv para ter cll, eu até queria ser hetero mais isso nunca vai ser verdade, eu gosto de homens e meus pais não pod mudar isso só deus pode, eu namoro com outro homem a cerca de 2 mêses, eu já namorei um irmão gay, da cbb no Rio de janeiro, mais não deu certo por conta da distância e da diferença de idade, eu sou de Curitiba Paraná […]

    Curtir

  7. A paz de Deus, tudo bem? Perdoe me a pergunta, mas tenho 14 anos, acho q estou naquela fase onde queremos entender as coisas. Vi trechos de cartas de Paulo aqui no site usadas como maneiras de ponto de vista sobre o homossexualismo na bíblia. Mas e Romanos 1: 26-32 ?

    Curtir

    • Oi, querida Dayse! Eu acho que é possível, embora pode ser que vc passe por algum tipo de preconceito. De toda maneira, esteja sempre amparada no amor de Deus e não do das pessoas! Entre em contato sempre que precisar. Um abraço e beijo fraternos! 🙂

      Curtir

  8. Se vc segue a doutrina ensinada na CCB, vc não é cristão. Qnt a questao da sexualidade, homossexualidade é um pecado como qqr outro, que deve ser resistido.

    Curtir

  9. Meus parabéns pelo trabalho, sei que é difícil lutar contra a opressão, não sou gay mas compreendo a causa, não desanime por causa de comentários, continue ajudando as pessoas.

    Curtir

Deixe um comentário