#005: Gay não vai pro céu?

Recentemente, no Facebook, vi o post a seguir. Não me contive e precisei respondê-lo, mas só porque eu tinha algum tempo ocioso, não costumo fazer isso aleatoriamente.
Segue transcrição da minha resposta:
À época de Jesus, há cerca de 2 mil anos, uma pergunta que fariam, semelhante a esta, seria: “provem que uma prostituta herdará o reino dos céus!”. E, Jesus não provaria nada, apenas diria a tal pecadora: “os teus acusadores não puderam te acusar e foram julgados por eles mesmos, eu poderia te condenar porque eu sou perfeito, mas mesmo você não sendo perfeita como eu sou perfeito, os teus pecados estão perdoados”.
Então, minimamente, um gay também pode ter os pecados perdoados, minimamente, um gay pode continuar com sua homoafetividade e ser perdoado. Minimamente, como alguns querem, qualquer gay que “não pecasse mais” também estaria sob o perdão de Deus e está/estará no reino dos céus.
Ora, pode-se dizer, mas sentir atração por uma pessoa do mesmo sexo, ainda que não se deixe cair nisto, é pecado. Sim, de fato. Assim como um homem só de desejar uma mulher (isto é, sentir atração por outra) é tão pecado quanto a prostituição/adultério. Assim como se irar, ou mesmo xingar alguém de louco são pecados tanto quanto matar alguém. E isto está na Bíblia, sendo condenados ao fogo do inferno (quem deseja outra mulher que não a sua, ou quem simplesmente se irar ou xingar alguém, leia em Mateus 5:21,22,27,28, aliás leia o sermão da montanha todo!)
Sobre o reino dos céus, e a salvação, Jesus também foi bastante enfático sobre ser impossível um gay entrar nele. Na verdade, Jesus mostrou que é impossível, para qualquer homem e mulher, entrar no céu. Sim, é impossível para qualquer homem a entrada no céu! É o que a bíblia ensina.
Por exemplo, para um jovem rico, que possuía todas as boas qualidades que se possa imaginar, Jesus disse: vai, vende tudo e me segue. Mesmo que esse jovem não tenha cumprido o chamado do Mestre, a Bíblia diz que Jesus o amou! Sobre essa passagem (leia-a em todos os evangelhos nos quais ela é narrada), diz também que os discípulos, ao ouvirem de Jesus que “é mais fácil um camelo passar pela agulha do que um rico entrar no reino dos céus” se maravilharam e disseram: “Senhor, mas se ao rico, que parece tão abençoado por Deus, é difícil entrar no reino dos céus, logo quem se salvará?”. Jesus responde: “A salvação parece impossível para os homens, porque vocês são imperfeitos e pecadores, mas para Deus nada é impossível.”. Para Deus nada é impossível, e essa frase tão repetida pelos crentes, na Bíblia, se refere à salvação. Seria como dizer: Para Deus nenhuma salvação é impossível, ou que “Deus pode salvar a todos.” (leia a parábola do mancebo de qualidade em Marcos 10:17-31 etc.)
Ler a Bíblia carregado de preconceitos (não apenas contra o gay, mas o preconceito de que só sua igreja salva, de que só alguns mais perfeitos serão salvos… entre outros tantos preconceitos que temos, todos temos!) apenas gera contenda e confusão e nunca gera amor! Ler a Bíblia revestido do sentimento de Deus gera o conhecimento do mistério de Cristo e, ainda, o conhecimento do amor pleno de Deus para com os homens, que nos amou sendo nós malfeitores. Deus usou do maior exemplo de amor que poderíamos imaginar: deu seu único filho, puro e inocente, para morrer em lugar de todos os malfeitores e pecadores, e todos somos pecadores e malfeitores, se não fosse essa graça de Deus (pela graça somos salvos e não pelas obras, para que ninguém se glorie).
Paulo nos ensina, em uma das suas cartas (1Timóteo 2), que devemos orar, incessante e intensamente, por todos os homens. E sabe o porquê? Porque Deus quer que todos os homens se salvem, e que todos conheçam Sua verdade. Esse apóstolo também afirmou que o desejo de Deus é que todos os homens se salvem (confira isto em 1Timóteo 2:3-4 etc.). Paulo também revela que os cristãos esperam em Deus que é o salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis (1Timóteo 4:10)
O mesmo Paulo, em outra carta, afirma mais uma vez que: a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens (Tito 2:11). E também ensina, nesta carta, que cristãos sinceros não devem infamar nem criar contendas, mas sempre serem modestos, mostrando mansidão para com todos os homens. E sabe qual a razão de ele ensinar isso? Paulo mesmo responde: devemos usar e abusar de mansidão para com todos os homens porque nós mesmos (os cristãos) também éramos perdidos e servíamos aos nossos desejos carnais (não só os sexuais, mas outros, listados por Paulo, como: malícia, inveja, odiosos, odiando uns aos outros). E Paulo ainda revela: nós éramos assim (cheios de ódio), mas quando nos apareceu o Cristo, revelado no nosso coração, por sua misericórdia (e não por nosso merecimento), aí então Deus nos salvou nos regenerando, dando-nos um novo sentimento: o amor cristão, um amor como o de Cristo, que não olhou nossas maldades, mas nos amou sendo cada um de nós malfeitores… e que nos salvou, ainda que, cada um de nós, nunca tenhamos sido dignos de salvação.
Ora, se Paulo afirma diversas vezes que Deus deseja salvar a todos os homens, será que Deus é fraco a ponto de não conseguir salvar a todos?
Ou, ainda, será que quando diz que Deus deseja salvar a todos os homens, devemos acrescentar: exceto os homossexuais.
Se nos odiamos uns aos outros, o amor de Cristo não está em nós e não conhecemos a Deus. Se amamos, no entanto, o amor de Cristo em nós revela seu grande mistério de salvação.
Estou certo de que não respondi sua pergunta. E assim espero, pois não desejo que, te mostrando que o amor de Deus é muito maior do que qualquer ser humano possa imaginar, você não sirva mais a Deus, como você se propôs. Ao contrário, espero que você sirva muito a Deus, que congregue cada vez mais. Procure anciães diferentes da sua região e converse com eles. Faça essa pergunta que publicou a vários servos de Deus, anciães na CCB. Não fale apenas com um ancião! Converse com diversos! O máximo que você conseguir. Cada ancião novo que você ver atender um culto, vá saudá-lo e faça essa afirmação (do post) a ele. Mas seja sincero, não converse apenas com um. Não converse apenas com aqueles que você sabe que pensam como você.
Deus habita na diversidade, a graça de Deus é multiforme e se apresenta a cada um segundo o entendimento de cada um. Lembre-se de que Deus criou tudo, absolutamente tudo, e viu que era bom. Ele criou tudo, viu que era tão bom o que Ele criou que, enfim, descansou de toda sua criação.
Não limite Deus a um povo específico, que consegue seguir algumas normas e costumes específicos (ordenanças e preceitos que aparentam ser bons, que aparentam ser de sabedoria, de devoção voluntária, de humildade, de disciplina do corpo, mas que não são de valor nenhum, senão para satisfação da carne – Aos Colossenses, 2:20-23). Deus é Deus desse povo, certamente, mas é Deus de salvação de todos os demais homens, ao menos é o que Paulo ensinou, se não em todas, na maioria de suas cartas.
Lembre-se disto: que em Deus não há acepção de pessoas (cf Romanos 2:11, Atos 10:34, Efésios 6:09). E isso significa que Deus não faz escolha ou tenha certas preferências, que Deus não quer salvar um certo tipo de pessoa, mas, como podemos ver, que Ele quer salvar a todos. Se Ele não faz acepção de pessoas, a escolha que Deus fez foi de salvar a todos, por meio de Jesus. Nunca diminua o poder redentor da obra maravilhosa de amor que Jesus, o Cristo, demonstrou por todos os homens, “até” para os gays.
[…] Reputo tudo isso [o padrão de costumes da CCB que eu sempre segui] como nada, pois o que me dá a certeza da minha salvação é o amor que sinto indistintamente por todos, assim como Cristo nos amou, indistintamente.
Eu também sou da CCB, eu também sou cristão.
Tags: CCB; gay; homossexual; homoafetivo; cristão; crente; Congregação Cristã no Brasil, LGBT; homo ccb.

2 comentários sobre “#005: Gay não vai pro céu?

  1. Não estou crendo… Moço, que maravilhosa ideia de criar este blog. Só Deus para nos dar forças a continuar lutando e tentando nos entender. E, mais ainda, tentando mostrar aos outros que não somos aberrações.Amei o blog, de verdade! Que Deus lhe abençoe.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s