Bíblia e homossexualidade

Textos publicados nesse blog relacionados a passagens bíblicas que utilizam para tratar a homossexualidade. Sugiro a ordem de leitura apresentada nessa lista, mas pode-se ler cada texto independentemente de qualquer ordem.

#040: Tudo o que devo aprender com 1 Coríntios 6:9-10

A partir de histórias fictícias, com base em fatos verdadeiros, esse texto pretende apresentar aspectos de 1 Coríntios 6:9-10, versos que usualmente utilizam para legitimar preconceitos contra os LGBT+.

#038: Tudo o que a bíblia diz sobre homossexuais

Nesse texto, apresento um PDF com os trechos que utilizam para falar sobre homossexuais. Neles, pode-se perceber uma associação quase que direta à idolatria e não exatamente ao que hoje entendemos por homoafetividade.

#015: Homoafetividade é a abominação de Levíticos?

A Bíblia possui uma história libertadora, embora a distorçam com pretexto de culto ao divino, por completa ignorância ou por falta de imaginação para apreender a bondade e o amor de Deus, tema central e fundamental da Bíblia. Temos em Levíticos diversas recomendações e proibições e, muitas delas, parecem claras em seus fins: livrar o … Continue lendo #015: Homoafetividade é a abominação de Levíticos?

#023: Sobre Aos Romanos 1

Quando escrevi minha primeira carta a um irmão ancião[1] o contexto de Romanos 1 me deixava intrigado. Eu questionava o irmão, às lagrimas, sobre as desvirtudes descritas nesse capítulo da carta de Paulo, tradicionalmente relacionado à homossexualidade, e que eu sabia não fazer parte do meu caráter, embora fosse gay. De fato, esse ainda parece … Continue lendo #023: Sobre Aos Romanos 1

#030: Carta aberta enviada ao Conselho de Anciães da CCB

Em 24 de março de 2019, enviei uma carta ao Conselho de Anciães da CCB, via e-mail. Acredito que ela resume meu posicionamento atual, em relação a diversos aspectos sobre a homossexualidade e o sistema religioso em geral, embora minha experiência religiosa seja restrita às práticas da CCB. Com o tópico de ensinamento 10*, da 84ª … Continue lendo #030: Carta aberta enviada ao Conselho de Anciães da CCB


Receba atualizações via e-mail

Insira seu e-mail para seguir o blog.